Prolog App - Checklist Eletrônico

Procurando uma solução de Checklist Eletrônico para a sua frota?

O que não pode faltar em um checklist de carreta?

Confira a lista completa de itens que devem ser inspecionados em um checklist de carreta. Mantenha sua frota segura e funcionando com eficiência.
Carreta da frota: entenda o que incluir na inspeção veicular.

O checklist de carreta é uma ferramenta para as frotas de veículos que buscam acompanhar melhor as inspeções das carretas e otimizar suas operações de transporte.

Essa lista contém itens que devem ser avaliados para identificar falhas, desgastes e quebras em componentes importantes dos veículos. Assim, agiliza a correção e reduz os custos de manutenção da frota.

Confira a seguir:

O que é o checklist de carreta?

O checklist de carreta é uma lista de itens que devem ser inspecionados tanto na carroceria quanto no cavalo mecânico do veículo. Embora seja possível criar um checklist específico para o cavalo mecânico e outro para a carroceria, também é viável utilizar um checklist único para a carreta completa.

Apesar dos diferentes tipos de carreta, você consegue usar um único checklist para todas as inspeções, desde que não falte nenhum componente importante e que você disponibilize a opção de preenchimento “NA” (não se aplica) para utilizar quando fizer sentido.

A importância de um checklist para carreta

Você precisa usar o checklist de veículos na frota, isso é inquestionável. Ele promove uma organização eficiente do processo e permite o acompanhamento do estado de conservação das carretas.

Isso agiliza a identificação e solução de problemas nas carretas da frota, melhorando o agendamento de revisões, limpezas e outros serviços corretivos.

Essa abordagem traz vantagens que são muito desejadas pelos gestores de frota, desde a redução de custos operacionais até o aumento da produtividade e o cumprimento de prazos nas operações.

Como criar um checklist de carreta?

A criação de um checklist de carreta começa identificando quais componentes da carreta devem ser inspecionados pelo motorista.

Isso geralmente inclui itens como o nível de água do radiador, a pressão dos freios, o funcionamento das luzes dos veículos, entre outros.

Depois de fazer esse levantamento, você pode escolher o tipo de checklist que será utilizado, seja em formato de papel ou digital. 

Essa escolha irá direcionar os seus próximos passos. 

Se você optar pelo papel, terá que criar um documento, incluir todos os campos necessários e imprimir a quantidade de formulários de acordo com a quantidade de carretas e motoristas em sua frota, além do número de inspeções que serão realizadas por dia.

Se escolher um checklist digital, pode utilizar um modelo pronto da sua plataforma de checklist e personalizá-lo conforme necessário. Outra alternativa é criar um checklist personalizado do zero. 

Após isso, cada motorista poderá acessar os modelos pelo aplicativo no celular e realizar a inspeção na hora e lugar que for preciso.

Quais itens incluir no checklist de carreta?

Embora os principais itens sejam os externos, é igualmente importante considerar os componentes internos da carreta a serem incluídos na inspeção. 

Também é essencial identificar a frequência em que o checklist será realizado para determinar quais itens devem estar na inspeção diária e quais devem ser abordados em avaliações periódicas, de acordo com as necessidades específicas da sua frota. 

Confira alguns dos principais itens para o checklist de carreta:

Luzes

  • Setas;
  • Luz de freio;
  • Luz de ré;
  • Pisca alerta.

Suspensão

  • Amortecedor;
  • Molas;
  • Balanceamento;
  • Alinhamento.

Freios

  • Dianteiro;
  • Traseiro;
  • Pastilhas.

Baú

  • Dobradiças;
  • Fechaduras;
  • Sistema de elevação.

Segurança

  • Alarme de ré;
  • Buzina;
  • Faixas refletivas.

Pneus

  • Calibragem;
  • Desgaste;
  • Estepe.

Acessórios e equipamentos

  • Triângulo;
  • Extintor;
  • Macaco;
  • Kit de primeiros socorros.

Além de criar o seu próprio checklist, você também pode baixar gratuitamente um modelo de checklist de carreta pronto para usar.

Como usar um checklist de carreta?

Os checklists de carreta podem ser criados com base em períodos de tempo ou na quilometragem rodada. Normalmente, uma frota de transporte utiliza modelos de checklist diário, semestral e anual.

No entanto, é importante considerar as condições de vencimento. Por exemplo, o checklist semestral deve ser realizado antes desse período se a carreta completar 10 mil quilômetros em um período menor. Isso ajuda a garantir a segurança e a manutenção adequada dos veículos da frota.

É importante lembrar que o uso adequado desse tipo de checklist é fundamental para garantir que a inspeção seja realizada de maneira eficaz e que os problemas sejam identificados e corrigidos a tempo, evitando falhas graves e custosas em sua frota.

A tecnologia pode ajudar na inspeção de carretas?

Com certeza! A tecnologia gera impactos positivos em diversas áreas da gestão de frotas e a inspeção de carretas é uma delas. Nesse caso, utilizando um sistema de gestão de manutenção da frota e um checklist de carreta eletrônico.

Essas tecnologias, integradas, geram um controle preciso e adequado da conservação das carretas da sua frota.

Além disso, os checklists digitais podem ser uma opção conveniente para motoristas e gestores de frota, permitindo um acompanhamento em tempo real e facilitando a comunicação sobre manutenção e reparos necessários.

Conheça uma solução tecnológica para a sua frota e utilize um checklist de carreta digital para agilizar e facilitar a rotina das suas operações de transporte.

Autor

Jade Zart

Leia também

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

Além destes, temos outros materiais para te ajudar na gestão de sua frota.

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.

Soluções

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança.

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.