Não é novidade que a economia e suas mudanças vêm assustando muita gente e muitos mercados. Curiosamente, as fabricantes de caminhões não estão tão preocupadas com isso agora.
Na verdade, elas estão pensando e planejando a entrega de caminhões vendidos em 2021 para os próximos 8 meses! Incrível, não é mesmo?
Entenda em mais detalhes o que está acontecendo na venda de caminhões no Brasil e do crescimento marcante que teve no último ano.
Venda de caminhões aumenta 45% no Brasil
Embora a economia esteja num cenário nada positivo atualmente, a venda de caminhões cresceu em 45% em relação ao ano de 2020. Esse mercado não via um resultado tão positivo desde 2015.
Inclusive, antes mesmo de 2021 terminar, a previsão de venda de caminhões para 2022 já estava bastante apertada sendo que os pedidos estavam com um prazo de entrega entre 6 e 8 meses nas montadoras.
Por que isso está acontecendo?
Sim, a economia está complicada, mas a tendência também é que os modelos de caminhões produzidos daqui para frente fiquem ainda mais caros.
Considerando que a idade média de um caminhão é de 8 anos, essa “compra antecipada” vem como um plano das empresas de transporte para comprar veículos ainda de alta qualidade, mas em um preço mais acessível.
O GUIA DAGESTÃO DE FROTAS
- Um e-book completo para você ampliar seus conhecimentos em gestão de frotas;
- Principais problemas e soluções para fazer uma gestão de frota de excelência;
- Dicas para auxiliar o planejamento e execução das estratégias para a sua frota de veículos.

Modelos de caminhões mais vendidos em 2021
No Brasil, há alguns modelos que se destacam por suas características modernas e econômicas. E já falamos sobre eles detalhadamente aqui, mas, para simplificar, esta é a relação:
- Scania R500;
- DAF XF 105;
- Volvo FH 540;
- VW Delivery 11.180;
- VW e-Delivery.
Apesar de serem modelos que se destacam por suas características e desempenho, será que foram os mais vendidos? E a resposta é: quase!
Essas marcas possuem modelos semelhantes com alguns elementos diferentes que tornam o veículo mais barato ou caro, de acordo com a funcionalidade. Portanto, temos alguns desses modelos na lista, outras são próximos, mas com linhas acima ou abaixo do citado.
Para exemplificar, o top 5 de venda de caminhões em 2021 foi:
- Volvo FH 540cv;
- Scania R450;
- DAF XF;
- Volvo FH 460;
- Scania R540.
Entenda se você precisa renovar a sua frota este ano
A renovação de frotas é feita quando os veículos já alcançaram uma certa idade limite. Normalmente, entre 5 e 8 anos, e, no máximo, 10 anos. A falta de compra de novos veículos ocasiona riscos à segurança, queda na produtividade e custos excessivos.
Ou seja, nada de bom.
Ainda que pareça um custo desnecessário investir na renovação quando os seus caminhões estão em condições de rodar, ao longo prazo, a economia se mostra.
Quer entender se está na hora de renovar a sua frota? Marque quais dessas se aplicam à sua frota:
- Os seus caminhões tem 10 ou mais anos de uso.
- Os caminhões da frota tem um custo de manutenção que é igual ou superior a 20% do custo de aquisição dele.
- Veículos possuem falhas e/ou quebras constantes — toda semana ou mês.
- O consumo de combustível aumentou fora da curva nos últimos meses.
- Seus veículos não são mais suficientes para atender as demandas da empresa.
- Os caminhões da sua frota perderam muito valor de venda.
Que tal acompanhar as novidades e dicas sobre gestão de frotas e pneus em nossa newsletter? Role para baixo aqui na página e se inscreva!