Quais tipos de pneus para caminhão você conhece? Vamos falar sobre todos e indicar os melhores momentos para usar cada um deles.
Estar à frente da gestão de pneus de uma frota de caminhões tem um grande objetivo: aproveitar toda a vida útil do pneu e evitar o descarte antecipado.
Por meio de tarefas como a inspeção de pneus, você coleta dados e analisa como tomar decisões que tragam melhorias para a frota. Conhecer os tipos de pneus e saber quando usá-los é parte do que previne a perda precoce dessas peças.
Os 5 tipos de pneus para caminhão
1 Alta severidade
Esses são os pneus de caminhão mais duros e pesados. Isso significa que eles têm maior resistência à danos que os demais tipos, aguentando os movimentos de aceleração e frenagem em rota.
Assim, são bons para aguentar o aumento de temperatura e dar mais estabilidade nas manobras.
Ao mesmo tempo em que tem uma aderência apenas básica ao chão, ele exige mais força do motor para rodar.
Quando usar: ideal para trajetos urbanos, com vários pontos de paradas no caminho. Muito utilizado em veículos de distribuição urbana e de transporte de passageiros.
2 Média severidade
A instalação de pneus de média severidade é feita em veículos que fazem rotas em asfalto assim como em estradas de chão ou que passam por muitas ruas tortuosas e inclinadas.
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Porém, antes de instalá-los, confira se o trajeto tem alguma estrada predominante ou se os trechos têm distâncias semelhantes — o ideal.
Como você já poderia imaginar, a média severidade fornece o equilíbrio entre os pneus de alta e baixa severidade.
Isto é, ele fornece tanto resistência quanto velocidade.
Quando usar: para viagens regionais, a média severidade é a melhor escolha. Inclusive, é o tipo mais utilizado no Brasil — devido às diferentes estradas presentes nas variadas regiões brasileiras.
3 Baixa severidade
A estrutura desse pneu é mais leve, o que pode representar tanto vantagens quanto desvantagens.
Primeiro, ele é voltado para ter uma aderência melhor ao asfalto, gerando maior eficiência na aceleração e economia de combustível. Também permite maior facilidade de manobrar.
Por outro lado, suportam menos peso e calor que outros tipos de pneus de caminhão. Se passar em estradas danificadas, rochosas ou passar por trechos de constante aceleração e frenagem, os danos serão maiores.
Quando usar: em viagens longas, com asfaltos retos e vias expressas — em boas condições.
4 Off-road
Pensados para atravessar terrenos mais agressivos, os pneus off-road (“fora da estrada”) tem uma estrutura reforçada. Seja pela largura ou altura da banda de rodagem, eles se diferenciam dos pneus comuns de estrada.
Quando usar: à indicação do próprio nome, não se utiliza esse tipo de pneu em estradas asfaltadas. Para locais acidentados, com pedras e terra em excesso, como os realizados por caminhões mineradores, escolha o off-road.
5 Misto
Esse é o pneu que une características dos pneus de estrada e dos pneus “fora de estrada” (off-road).
Em rotas que misturam esses tipos de terrenos, os mistos são uma boa escolha para não arriscar perder pneus antes da hora. Claro, deve-se considerar a extensão e predominância das estradas — assim como o faria ao escolher os pneus de média severidade.
Por exemplo, se a rota for +80% asfalto, é preferível manter um pneu de média ou baixa severidade. Caso a predominância seja de estrada de chão, utilize o off-road.
Quando usar: nas rotas que alternam asfalto e estrada de chão, usa-se o misto. São os pneus utilizados, principalmente, por caminhões de lixo e agrícolas.
Tabela de comparação entre pneus
ALTA SEVERIDADE | MÉDIA SEVERIDADE | BAIXA SEVERIDADE | OFF-ROAD | MISTO |
TRAJETO URBANO | TRAJETO MISTO ENTRE RODOVIA E CIDADE | TRAJETO RODOVIÁRIO | TRAJETO EM ESTRADA DE CHÃO | TRAJETO MISTO ASFALTO E ESTRADA DE CHÃO |
Extra: tipos de banda de rodagem
A banda de rodagem faz parte do pneu e pode influenciar em alguns fatores como tração, velocidade e estabilidade do veículo. Confira os três tipos de bandas:
- All position: serve para qualquer tipo de caminhão, é resistente e tem alta tração e frenagem em pistas molhadas.
- Simétrica e assimétrica: ambas são recomendadas para trajetos urbanos, a diferença é que a banda de rodagem simétrica tem o mesmo padrão de ranhuras e desenhos no pneu, enquanto a assimétrica tem os sulcos com diferentes desenhos;
- Direcional: aumenta a estabilidade dos pneus através de desenhos em “V” na banda de rodagem.
Todas essas informações devem te auxiliar e preparar para decisões acertadas. Mas lembre-se que a manutenção de pneus é parte crucial para melhor proveito dos recursos da frota.
Para saber ainda mais sobre gestão de pneus, confira nosso Guia sobre o assunto — o download é gratuito.