Você deve estar cansado de ler por aí que os pneus são peças fundamentais em todo veículo, mas você sabe dizer quantos quilômetros roda um pneu de caminhão? Depois desse post, não restará mais dúvidas.
Frio, chuvas intensas, asfalto escaldante e em péssimas condições, estradas de chão, objetos pontiagudos:
Esses são alguns dos principais causadores de danos que o pneu sofre para realizar as viagens de uma operação de transporte.
Conhecer as características de um pneu de caminhão e a sua quilometragem é fundamental para aumentar o tempo de vida útil dele através das manutenções regulares e, quando necessário, o recape.
São estes cuidados que vão ajudar a gerar mais economia e segurança nas estradas. É claro que um pneu não dura para sempre. Quem dera, não é mesmo? Mas, com as informações certas em mãos, é possível estender seu tempo de vida útil.
Agora, vamos ao que interessa:
Quantos km roda um pneu de caminhão?
Um pneu de caminhão novo pode rodar de 60 mil até 80 mil quilômetros. Porém, a distância percorrida depende de muitos fatores como:
Marca e qualidade
Cada marca trabalha com uma qualidade de matéria-prima diferente na composição do produto, por isso alguns pneus são mais resistentes que outros e, inclusive, mais caros.
Planilha gratuita para o controle de pneus na frota


A linha de pensamento é até lógica: quanto maior a qualidade na produção, maior o preço nas revendas.
Peso da carga
A durabilidade do pneu depende também do peso transportado. Ou seja, os veículos que transportam uma grande carga, vão desgastar mais rápido. Principalmente se a carga for acima do limite suportado!
Por isso, um detalhe essencial é conferir o manual dos veículos. Assim, você identifica para qual a carga máxima que o veículo suporta.
Da mesma maneira, busque saber qual a carga máxima suportada pelos pneus. Isto porque nem sempre os dois limites correspondem, sendo necessária uma troca de pneus ou outras ações para prevenir o desgaste dos ativos.
Contudo, mesmo supondo que o pneu suporta uma carga maior que o veículo, você deve evitar a sobrecarga e prejuízos com desgastes na estrutura do caminhão.
Temperatura
Pneus com a banda de rodagem muito desgastada ou não recebem a manutenção adequada das suas partes, tendem a aquecer mais rapidamente e deteriorar (por derretimento) sua carcaça. Essa consequência é ainda pior em subidas e descidas.
Tipo de estrada que o veículo circula
Caminhões que trafegam por rodovias em más condições, sejam esburacadas ou de chão (com base em terra, pedras, galhos, etc), possuem como consequência pneus de durabilidade reduzida, já que sofrem mais danos externos em sua estrutura.
Eles também podem furar com mais facilidade pelos mesmos motivos.
Regularidade da manutenção da peça
Observar quanto um pneu está desgastado é uma das melhores maneiras de aumentar a sua vida útil, já que se apresentar algum defeito em sua carcaça, há tempo de restaurá-lo.
Basta possuir uma manutenção preventiva e a peça poderá percorrer, no mínimo, 80 mil quilômetros tranquilamente.
Falando de pneus recapados, eles podem apresentar a mesma quilometragem que um pneu novo e geram vidas extras para os pneus. Quando as peças atingem seu limite de profundidade de sulcos, ao invés de um descarte direto, os pneus são recapados e rodam por cerca de mais 2 a 3 anos.
Como saber quantos km o pneu de caminhão já rodou?
A maneira comum de saber a quilometragem rodada é observando o hodômetro no painel do caminhão. A cada troca dos pneus, anote a quilometragem atual do veículo em um adesivo e o cole em um lugar visível ou anote em uma planilha de controle de pneus e viagens.
Lembre-se de anotar também a quilometragem após cada viagem para poder calcular, aproximadamente, quanto cada pneu rodou até o momento do descarte.
Para facilitar e agilizar o processo, um sistema de gestão de pneus é fundamental. A tecnologia do software automatiza tanto o cálculo de quantos km roda o pneu do caminhão, quanto o cálculo CPK do pneu.
Como aumentar o desempenho de pneus nas viagens de caminhão?
Existem alguns cuidados fundamentais para fazer total aproveitamento de um pneu e melhorar o desempenho e segurança nas viagens de caminhão.
Dentre eles:
1. Confira a profundidade dos sulcos
Semanalmente, confira os sulcos dos pneus, lembrando que a profundidade deles não pode ser inferior a 1,6 mm. Abaixo desta milimetragem, são considerados carecas e começam a apresentar riscos para o motorista, já que o caminhão pode facilmente deslizar e aquaplanar.
2. Mantenha a calibragem recomendada
A calibragem dos pneus pode – e deve – ser realizada quinzenalmente.
O nível de pressão deve estar no recomendado pelo fabricante do veículo ou na calibragem determinada após alguns meses de análise e ajuste com o sistema de gestão de pneus.
3. Faça o alinhamento e balanceamento
Pneus balanceados e alinhados evitam o desgaste irregular da borracha e trepidações do veículo nas estradas, além de garantirem a estabilidade.
O mais adequado é que esses serviços sejam realizados a cada 10 km rodados.
4. Realize o rodízio dos pneus
O rodízio auxilia em uma distribuição equilibrada de desgaste dos pneus, trazendo mais estabilidade para o caminhão e segurança na frenagem do motorista.
Você pode aproveitar para fazer esse serviço sempre que estiver planejando realizar o alinhamento e balanceamento do veículo.
5. Tenha a manutenção regular na rotina da frota
Uma empresa de logística organizada precisa possuir um agendamento regular de manutenções da frota. Além de conferir o estado do caminhão, é na hora da revisão que grande parte das recomendações acima também serão realizadas.
Sabemos que os caminhões e suas peças são de alto custo, principalmente para uma empresa de logística que possui vários veículos para atender a demanda dos clientes. Por isso os cuidados para manter ele conservado são indispensáveis.
Para não arriscar esquecer informações importantes sobre o estado do caminhão, baixe a nossa planilha de controle do pneu.
É grátis e ajuda a manter todos os dados atualizados e organizados na palma da sua mão.