Meio de transporte sustentável: é possível nas operações de transporte?

Utilizar um meio de transporte sustentável faz parte das alternativas de sustentabilidade no transporte.
Utilize o meio de transporte sustentável para a sua frota.

A iniciativa de adquirir um meio de transporte sustentável vai além de cumprir regulamentações ambientais na empresa.

Ela se tornou uma estratégia para alinhar as práticas de negócios com os crescentes padrões de sustentabilidade e práticas ESG no transporte.

Ações como a renovação da frota por veículos menos poluentes, práticas de descarbonização nos processos operacionais, entre outras atividades fazem parte da transformação para um transporte mais sustentável.


Confira a seguir:

O que é transporte sustentável?

O transporte sustentável se refere à adequação de práticas e uso de veículos que minimizam o impacto ambiental, promovem a eficiência energética e contribuem para a sustentabilidade econômica e social.

Pode abranger uma diversidade de ações, desde a utilização de veículos movidos a energias renováveis, como elétricos ou híbridos, até a otimização de rotas para reduzir o consumo de combustível e as emissões de gases do efeito estufa.

Em muitos casos, o transporte sustentável também envolve a adoção de práticas como o compartilhamento de veículos, o incentivo ao uso de transportes públicos e alternativas não motorizadas, como bicicletas.

No contexto das frotas de veículos, não pode faltar a implementação de tecnologias que melhoram a logística e a gestão de frotas.

O que é um meio de transporte sustentável?

Um meio de transporte sustentável é aquele que oferece uma forma de movimentação de pessoas ou mercadorias com o menor impacto ambiental possível e promovendo a sustentabilidade no transporte.

São veículos que priorizam o uso de energias limpas e renováveis, como eletricidade ou biocombustíveis, em vez de combustíveis fósseis.

Quais são os meios de transporte sustentáveis?

Veículos elétricos, bicicletas, transportes públicos movidos a energia sustentável e até mesmo soluções inovadoras como carsharing e sistemas de mobilidade integrada, fazem parte desta categoria. 

  • Veículos elétricos: operam inteiramente com energia elétrica e são conhecidos por suas emissões zero de gases poluentes.
  • Bicicletas: tanto convencionais quanto elétricas, são populares em ambientes urbanos para reduzir o congestionamento nas vias e a poluição.
  • Ônibus e trens que utilizam energia limpa ou alternativas de baixa emissão: proporcionam uma mobilidade sustentável em grande escala.
  • Carros híbridos: combinam um motor a combustão com um motor elétrico e são uma escolha cada vez mais comum para reduzir a pegada de carbono. 

Além disso, em frotas e operações de transporte, alternativas como o compartilhamento de veículos e implementação de sistemas de mobilidade integrada que combinam diferentes modos de transporte para otimizar as viagens, estão se tornando soluções sustentáveis e eficientes. 

Qual é o meio de transporte mais sustentável?

Atualmente, os caminhões elétricos estão se destacando como a opção mais promissora para atingir esses objetivos. 

Afinal, para uma frota de transporte de cargas, o meio de transporte mais sustentável é geralmente aquele que combina eficiência energética com uma redução significativa das emissões de gases do efeito estufa. 

Eles oferecem uma alternativa limpa aos caminhões movidos a diesel, com a vantagem de emissões zero durante a operação.

Além disso, caminhões elétricos tendem a ter custos operacionais mais baixos a longo prazo devido à menor manutenção e ao custo reduzido da eletricidade em comparação com o diesel.

Outra opção sustentável inclui caminhões movidos a biocombustíveis, que utilizam fontes de energia renováveis e emitem menos poluentes.

Embora ainda estejam em desenvolvimento, tecnologias como caminhões movidos a hidrogênio também prometem ser alternativas viáveis no futuro, oferecendo sustentabilidade sem comprometer a capacidade de carga e a autonomia necessárias para operações de transporte de longa distância.

Como utilizar os meios de transporte de maneira sustentável na frota?

Adquirindo novos modelos de veículos

A transição para veículos movidos a energias renováveis, como elétricos ou híbridos, é um passo fundamental para começar a utilizar um meio de transporte sustentável nas operações de transporte.

Isso inclui não apenas a aquisição de novos veículos, mas também a atualização ou adaptação dos existentes, quando possível.

Otimizando as rotas utilizadas

Otimizar as rotas de entrega para minimizar distâncias e tempo de viagem é outro passo importante, pois ajuda a reduzir o consumo de combustível e as emissões.

Apostando em tecnologias de gestão e treinamentos

Implementar sistemas de gestão de frota que monitoram o uso de combustível e o comportamento de condução pode incentivar práticas mais eficientes ao volante. 

Igualmente, isso acontece por meio da capacitação e conscientização dos motoristas sobre a importância da condução econômica e responsável.

Tendo meios de transporte alternativos em last mile

Explorar alternativas de transporte, como o uso de bicicletas ou veículos elétricos para entregas de última milha em áreas urbanas, pode contribuir para uma operação mais sustentável. 

Mantendo manutenção regular dos veículos

Manter um cronograma regular de manutenção garante que os veículos rodem com melhor desempenho, prolongando sua vida útil e reduzindo o impacto ambiental.

Qual o impacto de uma frota sustentável?

Os impactos de uma frota sustentável abrangem diferentes aspectos, conforme identificados pelas práticas ESG na frota: (E) Ambiental, (S) Social e (G) de Governança.

(E) Ambiental

Ambientalmente, a transição para uma frota sustentável diminui as emissões de gases poluentes, contribuindo para a descarbonização da frota, melhoria da qualidade do ar e a redução do aquecimento global.

(S) Social

Socialmente, frotas sustentáveis contribuem para comunidades mais saudáveis, reduzindo a poluição sonora e melhorando a segurança nas estradas, graças a tecnologias de veículos mais avançadas e conscientização sobre práticas de condução responsáveis.

(G) Governança

Economicamente, embora o investimento inicial em veículos mais sustentáveis possa ser mais alto, os custos operacionais a longo prazo geralmente são reduzidos devido à maior eficiência de combustível e menores despesas com manutenção. 

Além disso, empresas com frotas sustentáveis muitas vezes se beneficiam de incentivos fiscais e melhoram sua imagem corporativa, o que pode levar a um aumento na satisfação do cliente e vantagens competitivas no mercado.

Quer se manter informado sobre as últimas tendências e práticas em gestão de frotas? Assine nossa newsletter gratuita e receba dicas e atualizações todas as semanas!

Autor

Jade Zart

Leia também

Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

Inscreva-se e receba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

O Prolog utiliza as informações de contato fornecidas à nós para informá-los de nossos produtos e serviços. Você pode deixar de ser inscrito a qualquer momento. Para saber mais informações de como ajustar suas configurações de privacidade, confira nosso “Termo de Uso” e nossa “Política de Privacidade”.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

Além destes, temos outros materiais para te ajudar na gestão de sua frota.

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.

Soluções

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança.

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.