O papel crucial da gestão de frotas em uma indústria da construção civil

A gestão de frotas em construção civil é fundamental para escolher os veículos e pneus certos, garantindo o sucesso operacional da empresa.
Controle os veículos da sua frota de construção e engenharia civil.

A gestão de frotas em construção e engenharia civil é um fator crítico para o sucesso de uma empresa desse setor. 

A eficiência das operações de construção dependem diretamente da qualidade do gerenciamento de veículos e equipamentos utilizados nas suas atividades. Portanto, com uma gestão estratégica, é possível otimizar a sua rotina e melhorar os resultados da sua frota.

Isso pode ser tanto em aspectos financeiros, operacionais ou administrativos.

Confira a seguir:

Como funciona a gestão de frotas em construção civil?

Essa gestão envolve o controle e organização dos caminhões utilizados, assim como questões relacionadas aos seus pneus e manutenções. Também podem entrar frotas de máquinas pesadas, equipamentos ou veículos leves, conforme a necessidade da empresa.

O seu maior objetivo é garantir o pleno funcionamento dos ativos das operações da empresa e garantir que os benefícios de uma gestão sejam aproveitados, como a economia de recursos e maior disponibilidade e durabilidade dos itens.

Quais são os veículos em uma gestão de frotas em construção?

Os veículos de construção podem ser: 

Planilha gratuita para o controle de pneus na frota

Organize em um só lugar o registro de todos os pneus de sua operação e reduza custos através de uma maior vida útil e menor consumo de combustível.
Eu concordo com os Termos de Uso e aceito receber conteúdo educacional e promocional relacionado com os produtos e serviços da PrologApp.
  • Caminhão basculante;
  • Caminhão betoneira;
  • Caminhão pipa;
  • Escavadeiras;
  • Retroescavadeiras;
  • Pás carregadores;
  • Tratores;
  • Máquinas de pavimentação;
  • Guindastes.

Como fazer a gestão de frotas em construção?

Aquisição dos veículos adequados

A escolha dos veículos corretos é fundamental para a eficiência de uma frota para construção civil. É preciso considerar as funções do veículo, o solo em que irá rodar e a capacidade de carga na movimentação.

Por isso, primeiro você deve fazer o levantamento de necessidades da sua operação e buscar os veículos que melhor se adequam a elas.

Planejamento de manutenções

Após a aquisição dos veículos, também é preciso gerenciá-los. Nesse momento, você deve elaborar um plano de manutenção, identificando quando as inspeções veiculares devem acontecer e disponibilizando as ferramentas necessárias para isso — como o checklist de veículos.

Além disso, é preciso acompanhar as informações coletadas sobre cada ativo da frota pesada e realizar análises para entender se o funcionamento está adequado, se as manutenções estão com custos acima da média e assim por diante.

Por isso, no plano que desenvolver para a sua operação, inclua as métricas e KPIs de manutenção que serão medidos, assim como o modelo de relatório que deve ser seguido.

Gestão de abastecimento

O abastecimento, geralmente, é o principal custo de uma operação de frotas. Dependendo da quilometragem rodada por cada veículo, pode até mesmo ser necessário abastecer diariamente.

Outros fatores também podem influenciar no consumo de combustível, como a calibragem e desgaste dos pneus, ou problemas na estrutura veicular. Por isso, não se pode realizar apenas a gestão de abastecimento, sendo fundamental a gestão da frota completa.

Monitorar os valores abastecidos e o consumo de cada veículo é indispensável, além de implementar treinamentos de como realizar uma direção econômica. Buscar alternativas como cartões de abastecimento também é viável para reduzir seus custos e ter maior controle sobre essa área da frota.

Monitoramento veicular

O monitoramento não é apenas um indicador de localização do veículo, a maioria dos sistemas mais modernos permite entender diversas informações de comportamento. Dentre elas: a velocidade média do veículo, a quantidade de paradas realizadas, o tempo de ociosidade do motor, entre outros.

Além de garantir uma melhor otimização das rotas, também é possível identificar quais ações devem ser tomadas para melhor treinar os motoristas da frota e quais instruções devem ser aplicadas em cada momento.

Controle de custos

Uma gestão eficaz dos custos envolve a análise detalhada de despesas, desde a manutenção até os seguros e atualização de documentações. Um sistema integrado pode resolver essa questão com facilidade e agilidade. 

Você pode considerar uma solução a fim de centralizar o controle operacional de sua frota para implementar na sua empresa.

O importante é que você consiga reunir dados e ter uma visualização completa de todos os custos da frota de maneira organizada. Assim, será mais prático entender onde estão os seus maiores problemas e quais são as oportunidades de economia.

Gestão de motoristas

Os motoristas têm um papel fundamental, sendo responsáveis pelo desempenho e segurança das rotas realizadas. Investir em treinamentos e programas de incentivo é uma sábia decisão, tanto para garantir as práticas de direção defensiva, quanto às rotinas que devem seguir.

Isso pode incluir a realização do checklist de inspeção dos veículos, a calibragem dos pneus ou o registro de uma ordem de serviço.

Gestão de veículos e deslocamento

Por conta do seu tamanho e, muitas vezes, peso, os veículos da frota de construção precisam de alguns cuidados adicionais no planejamento de rotas. Principalmente para trafegar em vias públicas e urbanas, há diversos locais onde são determinados limites para a passagem.

Portanto, esses fatores devem ser levados em consideração para não tomar nenhuma multa ou ficar com um veículo preso em algum obstáculo e garantir o sucesso das operações da frota. 

Controle de pneus

O controle de pneus dos veículos pesados é fundamental na gestão de frotas em construção civil, pois os veículos desse setor enfrentam condições bastante desfavoráveis para a conservação desses componentes.

Para garantir o bom desempenho e as boas condições de rodagem, é preciso regular com frequência a pressão e acompanhar a profundidade dos sulcos dos pneus, através das inspeções e manutenções periódicas.

Além de manter os pneus adequados para uso, você evita o aumento no consumo de combustível, proporcionando uma gestão de frotas em construção e engenharia civil mais eficiente e econômica.

Confira ainda mais dicas e práticas para a sua gestão em nosso material gratuito. Faça o download do Guia da Gestão de Frotas.

Autor

Luiz Felipe

Sócio fundador e CTO na Prolog App

Leia também

Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

Inscreva-se e receba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

O Prolog utiliza as informações de contato fornecidas à nós para informá-los de nossos produtos e serviços. Você pode deixar de ser inscrito a qualquer momento. Para saber mais informações de como ajustar suas configurações de privacidade, confira nosso “Termo de Uso” e nossa “Política de Privacidade”.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

Além destes, temos outros materiais para te ajudar na gestão de sua frota.

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.

Soluções

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança.

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.