Entenda a necessidade da auditoria na gestão de pneus da sua frota

O processo de auditoria de pneus é muito importante para avaliar a qualidade e conservação dos pneus. Entenda o impacto em sua operação de transportes.
Entenda como realizar a auditoria de pneus na sua frota.

O processo de auditoria de pneus colabora com o controle de qualidade e conservação dos pneus das suas operações de transporte.

Em uma gestão de pneus da frota de transportes, é preciso estar sempre atento às condições que o pneu se encontra e entender se ele está apto para ser utilizado na operação ou não.

E, para ter o controle sobre a saúde dos pneus da frota, como desgastes irregulares e outros danos, é quando a auditoria de pneus se faz necessária.

Confira a seguir:

O que é a auditoria de pneus?

A auditoria de pneus é um processo de verificação para avaliar se o pneu está dentro das condições ideais de uso, assim como determinado por regras, leis, normas e/ou regulamentos sobre esses ativos.

Quando realizada de maneira interna, na gestão de pneus da frota, ela também pode ser um meio de entender se os motoristas e demais colaboradores estão cumprindo suas funções adequadamente e se os cuidados com pneus estão atendendo às necessidades de conservação dos ativos.

Dentre os objetivos da auditoria de pneus estão:

  • Levantamento de informações para conhecimento interno da frota e da empresa;
  • Evitar roubos e fraudes;
  • Aumentar a segurança da frota;
  • Reduzir os custos da empresa com pneus.

Como funciona a rotina de uma auditoria de pneus na frota?

Inspecionar os pneus em uso

Essa inspeção é a etapa mais importante para uma gestão de pneus, pois, são os dados que mostram o quanto um pneu está se desgastando mais rápido do que deveria. 

Além de serem informações que contribuem para um cálculo de Custo por Quilômetro (CPK), também ajudam a planejar a compra dos melhores e mais econômicos pneus para a sua operação.

Montar o relatório e diagnóstico de pneus

Após coletar e reunir os dados sobre os pneus da sua frota, o próximo passo da auditoria de pneus é gerar o relatório e fazer o diagnóstico dos ativos. É nesse momento que as informações são analisadas e compreendidas, identificando se há problemas na sua gestão de pneus ou se eles estão dentro dos padrões esperados.

De maneira geral, o diagnóstico visa identificar se os pneus estão bons. Se sim, a gestão continua com os processos existentes ou, se os pneus estão fora dos parâmetros desejados, é preciso identificar o motivo e as consequências disto, assim como as ações de melhoria de resultados.

Adequar os processos conforme necessário

Após o diagnóstico, é preciso avaliar em que setor está o principal problema e qual a melhor maneira de implementar as mudanças previstas. 

Por exemplo, se a auditoria de pneus mostra que há um problema de desgaste localizado na borracha da banda de rodagem do pneu, a causa mais provável é por freadas bruscas do motorista.

Nesse caso, o motorista deve ser alertado e instruído sobre as melhores práticas para que esse problema seja evitado.

Seguir registrando os dados sobre a vida útil dos pneus

Algo que é fundamental para uma gestão de pneus eficiente e para ver resultados no processo de auditoria é sempre registrar os dados. Se você deixar de realizar essa ação, não terá como avaliar se as mudanças após um diagnóstico surtiram efeito ou mesmo se geraram novos problemas.

Inspecionar os pneus descartados

Os pneus descartados também precisam ser inspecionados e ter o motivo de descarte avaliado. 

Tanto para identificar se ele foi descartado corretamente ou antes da hora, quanto para entender o motivo e quais ações podem ser realizadas previamente para que o pneu tenha sua durabilidade aumentada.

Quais são as análises feitas na auditoria de pneus?

De maneira geral, a auditoria acontece através de três análises fundamentais:

Análise dos processos de inspeção e manutenção dos pneus

Os processos da gestão de pneus começam na aquisição desses ativos até o seu descarte, porém, há uma atividade que se destaca: a aferição dos pneus. É importante medir a pressão interna deles, assim como a profundidade dos sulcos, com regularidade.

Por isso, a primeira análise de uma auditoria de pneus é sobre essa rotina.

O auditor precisa entender qual a frequência que essas medições estão sendo realizadas para saber se está dentro de uma periodicidade considerada boa, média ou inadequada. 

Essa informação também servirá de base para as próximas análises, entendendo que o motivo de haverem problemas na estrutura interna ou borracha dos pneus pode ser pela negligência em aferir os pneus, em caso de frequência média ou inadequada.

Análise das carcaças de pneus e seus relatórios de sucateamento

Quando um pneu é descartado, é preciso identificar o motivo e registrar essa informação em um relatório de sucateamento de pneus (ou, relatório de descarte).

Em gestões mais modernas, o uso de um sistema de gestão de pneus auxilia nessa etapa e até permite a inclusão de fotos do pneu sucateado, para facilmente identificar seu estado na hora do descarte. Em outros modelos de gestão, o uso de planilhas ou registros de ordens de serviço manuais podem ser utilizados. 

Essas são as ferramentas que serão o ponto de partida para analisar os dados de descarte de pneus. 

Além disso, os próprios pneus devem passar pela auditoria, a fim de o auditor entender se os motivos descritos nos relatórios condizem com a realidade, ou se faltam informações que poderiam contribuir para uma melhoria de resultados da frota.

Análise das perdas de pneus

Nesse momento, a análise parte para uma visão mais generalizada. 

Antes, o auditor estava em busca de como as informações de descarte são registradas e se isso é feito de maneira correta e completa. Agora, ele quer identificar a quantidade de pneus que são perdidos antes da hora e com que frequência isso acontece.

Conheça um sistema de gestão de pneus que gera relatórios automaticamente após a coleta de dados e traz informações primordiais para melhorar a qualidade das suas operações. 

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Autor

Luiz Felipe

Co-fundador e CTO da Prolog, desde 2016 se dedica à Prolog, onde além da tecnologia, já colocou um pé no marketing e nas vendas, constantemente buscando novos conhecimentos para trazer excelência à Prolog e seu time.

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